domingo, 11 de março de 2007

e finalmente Ponte de Lima










Chegamos a Ponte de Lima !
Quer isto dizer que a 1ª parte da aventura chegou pois ao final, o que falta agora é a parte séria, a parte mais dura e dificil mas também aquela que vai permitir, depois do desgaste, maior descanso, sossego e tranquilidade.
Ao contrário do costume decidimos fazer a etapa no sábado para permitir o jantar em Ponte de Lima e também um maior descanso no domingo.
Bela decisão esta pois o dia estava perfeito, com um sol radioso e uma temperatura bem acima dos 20 graus a acompanhar grande parte da jornada.
Após a chegada a Ponte de Lima em carro próprio tomamos um taxi para o lugar onde tinhamos terminado a etapa anterior - entre Balugães e Poiares.
Lá chegados começamos de imediato a nossa caminhada por caminhos de terra seca de relativa facilidade, acompanhados de um calor inédito nestas caminhadas que fez com que se fizesse toda a 1ª parte da etapa com todos os agasalhos escondidos nas mochilas.
Ainda antes da paragem para o lanche súbimos um pouco já em caminho empedrado em caminhos pouco ou nada apelativos - esta foi sem dúvida a etapa menos interessante de todas a nivel paisagistico.
Paramos na Facha onde depois de um pequeno trecho de estrada se vira para dentro de uma bela e muito sossegada mata onde aproveitamos umas pedras para calmamente lanchar num ambiente bem natural e tranquilo.
Depois foi sempre a descer por caminho de terra com um fio de água por companhia até chegar á civilização nos arredores de Ponte de Lima.
Problemático foi já ser quase noite e ainda nos faltarem uns 5 km para chegar ao destino, nada que uma estrada interior recheada de luz não ajudasse a resolver, isto até a Aldeia de Barros, já com as luzes de Ponte de Lima á vista, mas sem luz nenhuma para prosseguir o caminho de acesso á nela Avenida dos Plátanos. Tratou-se pois de um final de etapa bastante complicado tendo-nos socorrido diversas vezes dos flashes das máquinas fotograficas para ver as setas e inclusivamente o próprio chão.
Mas lá chegamos á avenida e daí até ao centro de Ponte de Lima foi uma bela recta rodeado de altissímos platanos lado a lado com o Rio Lima que iremos atravessar na partida da próxima etapa.
Chegada á praça principal de Ponte de Lima pelas 20H00, já noite escura, foto tirada a entrada da Ponte dos Arcos e um merecido e animado jantar numa famosa casa de pasto do burgo.

Agora é descansar bem esta semana, fazer uma selecção muito cuidadosa do que se vai levar nas mochilas e partir á aventura de uma semana de mochila ás costas para fazer os quilometros entre Ponte de Lima e o nosso destino, a catedral de Santiago de Compostela.

Sem comentários: