quarta-feira, 21 de março de 2007

De Redondela a Pontevedra

Depois de um companheiro que era para vir connosco fazer esta etapa ser ver impossibilitado profissionalmente de o fazer, pensamos que fariamos esta etapa com uma perna as costas....engano!!

A começar pelo cansaço da noite anterior, juntando o facto do pai Luso se ter esquecido do telemovel no Albergue, atrasando o nosso arranque, e as incriveis duas súbidas na fase inicial da etapa, esta etapa acabou por ser bem mais dificil do que esperavamos.... o cansaço vai tomando conta de nós e ainda faltam uns 68 km até Santiago....

Estava prometida uma bela etapa e cumpriu-se...no cimo da primeira grande subida tem-se uma boa prespectiva sobre a Ria de Vigo... largamente ultrapassada quando se começa a descer da 2ª.

As súbidas bastante acentuadas deixaram-nos novamente a beira do colapso mas lá se fez e começando a descida a moral e outra e la fomos nós a caminho de Pontevedra.

Chegada a Pontevedra cedo onde vamos poder descarregar parte do peso das mochilas para o carro da Ana que gentilmente nos veio até cá dar essa ajuda.

Amanhã o destino é Caldas de Reis onde será dificil encontrar um computador - já sabem qaundo puder actualizo!!

Bom Caminho!

de Tuy a Redondela - A mais dura das etapas

Iniciamos esta etapa bem cedo tendo partido da Catedral de Tuy pelas 08H00, depois de um peque-no almoço bem reforçado devido a promessa de uma durissima etapa.
O inicio da mesma ainda em Tuy é bem agradavel devido a bela zona histórica, saindo-se depois
por uma estrada que nos acompanhará sempre perto até ao nosso destino, a E550 - nesta parte encontramos pela 1ª vez um peregrino - um escocês de bicicleta que tinha dormido no Albergue de Tuy e esperava chegar a Santiago no dia seguinte.
Fizemos a primeira paragem cerca de uma hora e meia depois da partida da Catedral na bela ponte das Febres, local onde a caminho de Santiago morreu S.Telmo o Padroeiro de Tuy - aí já deu para perceber o quão fificil seria carregar com as pesadissímas mochilas cheias de .... utilidades.
Boa novidade foi passarmos a ter informação na estrada dos Km exactos que faltam para chegar a Santiago - á saída de Tuy logo a primeira indicava 114Km !!!
O caminho foi-se fazendo por caminhos de terra e maioritariamente por estradas muito secundárias em que praticamente não transitam automóveis.
A 2ª paragem foi para uma bela tortilla em Porrinho que se poderia considerar metade da etapa... sem duvida que á saída do restaurante nos encontravamos ainda frescos para mais uns 15 km!
3ª paragem em Mos mesmo antes da pior subida do dia - houve ainda outra uns 3 km á frente e foram sem duvida estas as grandes dificuldades da etapa - bem mais que a longitude.
Absolutamente diabólica a longuissima subida depois de Mos, ja com cerca de 20Km nas costas e com os 10 Kgs da mochila deu realmente água pela barba.
Após as duas subidas ve-se a Ria de Vigo o que indicia proximidade de Redondela, ainda para mais a descer... animo recuperado e assim acabamos por chegar a Redondela pelas 17H00.

Em Redondela passamos a noite no excelente Albergue de Peregrinos onde pensavamos que estariamos por nossa conta.... pensavamos porque mesmo em cima da hora de fecho do albergue chegou um grupo de 5 peregrinas portuguesas de idade já avançada.

Fotos de Ponte de Lima a Tuy










segunda-feira, 19 de março de 2007

Já em Espanha !!!

Hoje a partida de Valênça ocorreu em sentido oposto.... taxi para S.Bento da Porta Aberta para reatar a etapa de ontem...

Depois de uma noite sossegada e muito bem dormida comeu-se um bom pequeno almoço e apanhamos o taxi para a igreja que nos tinha servido de ponto de chegada ontem.

O caminho foi ràpido e quase sempre com Valênça a vista o que e sempre psicologicamente importante.
Começámos com uma belissima descida pela mata acompanhada de uma morrinha chata passando novamente dois riachos e estando sempre acompanhados por água.

Acabando a descida o caminho ainda rural tinha poucos atrativos, a nao ser uma ou outra pequena ponte - algumas medievais que atravessamos.

Chegando a cerca de 7 km de Valença tudo se tornou mais feio pois tratam-se de pequenas aldeias com puco interesse que a única coisa positiva que tinham eram o bom piso que nos fez chegar ao primeiro destino com relativa facilidade e rapidez.

Almoçamos já em Valença - um belo bacalhau frito com cebolada - e fomos ao hotel buscar..... as pesadissimas mochilas que iremos carregar até Santiago... e que pesadas sao!!

Sem problema de maior cumprimos cerca de 3 km até ao hotel Colon em Tuy, de onde agora escrevo, passando a belissima muralha de Valença e claro está a antiga ponte internacional - belissima paisagem para acabar uma etapa.

O hotel e agradavel, e agora depois de jantarmos uma choleta de caerdo vamos ver o Estrela da Amadora para o quarto que felizmente tem TVI !!!

Amanha espera-nos a etapa mais dura de todo o percurso, 30 km até ao albergue de Redondela onde esparamos chegar ao só ao inicio da noite - caso haja "ordenador" escrevo qq coisa se nao só mesmo na próxima oportunidade.

Bom Caminho !!!

1a Etapa a sério

Pois é, agora já estamos mesmo a caminho!!
Saímos de Ponte de Lima pelas 11H00 da manha para fazer aquela que e considerada a mais dura de todas as etapas - na verdade para nós nao o seria pois em vez de terminarmos a mesma em Valência decidimos ficar a pouco mais de meio do caminho em S.Bento da Porta Aberta.
O problema é que a Estalagem marcada encontra-se na realidade numa outra localidade tambem chamada de S.Bento da Porta Aberta..... felizemente descobrimos esta troca ainda em Ponte de Lima o que fez que, com a preciosa ajuda das nossas mulheres que nos levaram até lá, nos decidissemos a sermos recolhidos por elas em S.B. da Porta Aberta e pernoitasse-mos em Valença do Minho - problema resolvido.

A étapa foi, sem qualquer dúvida a visualmente mais bonita de todas as feitas até hoje - quantidades enormes de água a jorrar por todo o lado, cascatas belissimas nos rios e riachos que foram aparecendo e vistas fabulosas na dificilima súbida da Serra da Labruja - caminhos de pedras com inclinaçoes bem acentuadas que nos estouraram bem depressa.

Depois de uma breve paragem para um lanche no meio da mata da Labruja subimos mais um pouco para encontrar a Cruz dos Franceses onde tivemos um momento de intruspecçao pessoal, sabendo também que a casa do guarda florestal estava a apenas mais 1 km e significava o final da subida.

A descer todos os santos ajudam e foi assim que chegamos a S.Bento da Porta Aberta onde já estavam a nossa espera as nossas "salvadoras" mulheres...

De carro para Valência e enfim as despedidas - ficamos os 3 entregues 100 por cento a nos próprios.

Jantamos no recomendado restaurante Cristina uns rojoes que nao estavam nada de especial, depois de um passeio dentro da muralha recolhemos... no dia seguinte havia mais... ah ja agora ficamos bem hospedados no hotel Lara.

As fotos têm que ficar para depois pois aqui nao ha maneira de as transferir...

domingo, 11 de março de 2007

e finalmente Ponte de Lima










Chegamos a Ponte de Lima !
Quer isto dizer que a 1ª parte da aventura chegou pois ao final, o que falta agora é a parte séria, a parte mais dura e dificil mas também aquela que vai permitir, depois do desgaste, maior descanso, sossego e tranquilidade.
Ao contrário do costume decidimos fazer a etapa no sábado para permitir o jantar em Ponte de Lima e também um maior descanso no domingo.
Bela decisão esta pois o dia estava perfeito, com um sol radioso e uma temperatura bem acima dos 20 graus a acompanhar grande parte da jornada.
Após a chegada a Ponte de Lima em carro próprio tomamos um taxi para o lugar onde tinhamos terminado a etapa anterior - entre Balugães e Poiares.
Lá chegados começamos de imediato a nossa caminhada por caminhos de terra seca de relativa facilidade, acompanhados de um calor inédito nestas caminhadas que fez com que se fizesse toda a 1ª parte da etapa com todos os agasalhos escondidos nas mochilas.
Ainda antes da paragem para o lanche súbimos um pouco já em caminho empedrado em caminhos pouco ou nada apelativos - esta foi sem dúvida a etapa menos interessante de todas a nivel paisagistico.
Paramos na Facha onde depois de um pequeno trecho de estrada se vira para dentro de uma bela e muito sossegada mata onde aproveitamos umas pedras para calmamente lanchar num ambiente bem natural e tranquilo.
Depois foi sempre a descer por caminho de terra com um fio de água por companhia até chegar á civilização nos arredores de Ponte de Lima.
Problemático foi já ser quase noite e ainda nos faltarem uns 5 km para chegar ao destino, nada que uma estrada interior recheada de luz não ajudasse a resolver, isto até a Aldeia de Barros, já com as luzes de Ponte de Lima á vista, mas sem luz nenhuma para prosseguir o caminho de acesso á nela Avenida dos Plátanos. Tratou-se pois de um final de etapa bastante complicado tendo-nos socorrido diversas vezes dos flashes das máquinas fotograficas para ver as setas e inclusivamente o próprio chão.
Mas lá chegamos á avenida e daí até ao centro de Ponte de Lima foi uma bela recta rodeado de altissímos platanos lado a lado com o Rio Lima que iremos atravessar na partida da próxima etapa.
Chegada á praça principal de Ponte de Lima pelas 20H00, já noite escura, foto tirada a entrada da Ponte dos Arcos e um merecido e animado jantar numa famosa casa de pasto do burgo.

Agora é descansar bem esta semana, fazer uma selecção muito cuidadosa do que se vai levar nas mochilas e partir á aventura de uma semana de mochila ás costas para fazer os quilometros entre Ponte de Lima e o nosso destino, a catedral de Santiago de Compostela.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Depois da Reunião a logística está tratada







Ontem houve reunião cá em casa... está quase tudo tratado, faltando apenas marcar dois dos hoteis... provavelmente os mais complicados pela falta de (boa) oferta - Caldas de Reis e Pádron.

O programa ficou ontem confirmado pelo que passo a transcrever:

Sábado dia 10 de Março - Ultima étapa da 1ª fase - de onde paramos no domingo passado até Ponte de Lima
Domingo 18 de Março - Ponte de Lima até S.Bento da Porta Aberta (Estalagem)
2ª feira 19 de Março - S.Bento da Porta Aberta até Tuy (Hotel Tuy Colon)
3ªfeira 20 de Março - Tuy até Redondela (Albergue de Peregrinos)
4ªfeira 21 de Março - Redondela até Pontevedra (Hotel Rias Baixas)
5ª feira 22 de Março - Pontevedra até Caldas de Reis (Hotel por marcar)
6ª feira 23 de Março - Caldas de Reis até Pádron (Hotel por marcar)
Sábado 24 de Março - Pádron - Santiago de Compostela (Hotel San Clemente)

Caso alguém se queira juntar a nós numa das etapas ja sabe onde estaremos - não é brincadeira... já temos uma boa companhia para a etapa do dia 21!

Estivemos também a últimar as listas de coisas a levar.... muita coisa têm que levar as 3 mochilas!!!
Das listas falarei num outro post mais á frente para ja ficam só as leituras que espero ter nestes dias de peregrinação, dado que contamos ter muito tempo livre após o final de cada etapa.

Revista Atlantico do mês de Março
O Acto de amor de um Povo - James Meek
O cego de Sevilha - Robert Wilson
A síndrome de Ulisses - Santiago Gamboa (o meu escritor preferido)
O blog origem da espécies se houver um computador ligado á internet
Jornais desportivos, 1º portugueses depois espanhois - de preferência o Sport que é do Barça

Haverá tambem uma lista completa das músicas que levarei no Ipod, mas fica, também para depois.


Grande alegria aquela de ter um amigo a querer fazer uma etapa do percurso connosco, de certeza que não queres fazer uma também??
E já agora que tal um fim de semana cultural e diferente em Santiago a festejar a nossa chegada?
Anda daí !!!

terça-feira, 6 de março de 2007

Minho verde Minho - A caminho de Ponte de Lima













Mais uma etapa cumprida e já só falta mais uma para cumprir o 1º objectivo - a chegada a Ponte de Lima
A Ana levou-nos ate Barcelos de onde saímos pela manhã sem destino definido, seria para ir até onde as pernas nos deixassem, se possível ficar mais perto de Ponte de Lima que de Barcelos.
Á saída de Barcelos, logo após o novo estádio perdemo-nos durante uma boa meia hora, poucas setas nessa fase do percurso, o entusiasmo inicial e alguma desatenção fizeram com que andássemos um pouco aos circulos... e entretando começa a chover...não há problema, ainda não tomamos café e olha ali um!
A chuva caía cada vez mais e só cessou no momento em que nos tinhamos decidido finalmente a saír do dito café - exactamente duas horas depois de lá termos entrado.... muito tempo perdido e, com a barriga cheia, muito gás para recuperar o tempo perdido.

Entramos definitivamente no minho, verde e húmido minho, belo minho de paisagens belas e pequenos montes que lá tivemos que subir... um deles a muito custo antes do 1º descanso do dia.

Depois da descida desse pequeno monte tivemos o grande momento do dia quando fizemos o caminho tendo optado pelo trajecto mais dificil, correndo na nossa companhia mesmo ao lado um riacho violento, bem alimentado pelas chuvas da manhã e que numa parte transborda tornando-se ele o próprio caminho, fazendo com que nós tivéssemos que avançar pelo mato - devidamente identificado por setas.

Depois esse riacho junta-se ao rio Neiva que passamos por mais uma bela ponte romana, bonita essa parte do caminho cheia de pequenos riachos, lagos e fontes de água - a dar um nome a esta etapa seria sem dúvida a etapa da água.

Mais umas passadas a frente e estavamos em Balugães onde tinhamos determinado que seria a nossa obrigação do dia.
Não tivemos oportunidade de ver a Igreja local alvo de grandes romarias no verão pois optamos continuar a ganhar kilómetros pois ainda tinhamos tempo até chegar a nossa boleia de regresso.

Atingimos Poiares onde demos por finalizada a etapa -percorremos cerca de 18 km tendo agora uns escassos 12/14 para fazer até Ponte de Lima.

A Sónia e a Mãe Luso foram-nos buscar a Balugães o que nos fez caminhar para tras uns bons 2 km pela estrada Nacional o que não custou muito pois a etapa foi rápida e descontraída.

Agora que já temos a certeza de sermos só os 3 nesta aventura iremos em direcção a Ponte de Lima de onde no dia 18 partiremos definitivamente a caminho de Santiago.

Contém com as aventuras da próxima etapa e das belas fotos da ansiada chegada a Ponte de Lima.

Bom Camino!

segunda-feira, 5 de março de 2007