terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Já estamos em Barcelos !!!






Eu e o Miguel já em Barcelos
Finalmente Barcelos!
Seta indicadora do caminho no Albergue de Rates
Pai e Miguel na Igreja de S.Pedro de Rates
Pai e Miguel na ponte do rio Este



As mulheres dos mais novos mostraram-se grandes apoiantes desta nossa missão e levaram-nos a Casal de Pedro onde iniciamos a, até agora mais dura etapa - destino a Bagoeira em Barcelos onde tinhamos prometido uma bela rojoada ao Sérgio em agradecimento pelas suas benditas boleias.

Partindo do local onde tinhamos parado e bebido uns finos no dia anterior saímos pelas 11h00 (atrasados) com grande vontade de chegar a S.Pedro de Rates local de grande beleza e do 1º albergue disponivel no caminho Português.

Nesta 1ª fase do caminho e antes de passar a ponte do rio Este começamos a ver sinais daquilo que mais procuramos - caminhos puros onde se possa andar á vontade e a sentir que por ali poucas são as pessoas que passam, caminhos meio em pedra meio em terra, poças lamacentas e muito ar puro.

A ponte do rio Este foi uma desilusão mas Rates estava ja ali, ainda para mais era hora de almoço...

S.Pedro de Rates é um local belo, onde a sua antiquissíma igreja está bem tratada e protegida etudo a volta mostra organização por parte de uma junta que tem nitidamente feito um excelente trabalho na protecção dos seus valores histórico-culturais.

Almoçamos umas belas papas a moda de Braga num restaurante local onde aproveitamos para carimbar pela 1ª vez as nossas credênciais, que nos vao dar a desejada compostela a chegada a Santiago, o pároco local não estava pelo que não ficamos com o carimbo da paróquia, nem sequer ficamos com o do bonito alberque que se encontrava logicamente fechado...dado o adiantado da hora não perdemos tempo a tentar contactar com o responsável do alberque e seguimos caminho.

Uns km depois de Rates apanhamos uma parte do caminho onde as botas se enterravam em lama até ao tornozelo - bem ditas botas impermeáveis! - esta fase do caminho apesar de divertida mostrou-se bastante lenta e cansativa o que se notou horas mais tarde.

A meio do caminho entre Rates e nosso destino encontramos Pedra Furada que tem no restaurante com o mesmo nome um fiel entusiasta do caminho que para alem de nos carimbar as credenciais nos brindou com umas estórias sobre outros caminhantes.

Depois de uma pequena paragem para lanche uns 2 km após Pedra Furada seguimos com destino a Barcelinhos num meio já muito pouco atractivo pois eram ja suburbios de Barcelos.
Essa pouca atracção do caminho e o cansaço acomulado de 2 dias de longas caminhadas quase nos fez desesperar pelo visionamento de Barcelos mas com muita paciência e vontade là chegamos pelas 18h00 onde aproveitamos logicamente para fazer uma longa sessão fotográfican na ponte e na própria cidade.

Engraçado andar denro de uma cidade cheia de vida com o corpo suado, as botas completamente enlameadas de cajado na mão e mochila nas costas....

Encontro marcado com o Sérgio na Bagoeira, o merecido descanso acompanhado por uma bela rojoada e um excelente bacalhau assado e, claro está mais um carimbo.

O pior foi o dia seguinte, não só pela volta á labuta mas principalmente pelas dores e lesões acomuladas próprias de quem fez cerca de 34 km em um dia e meio!!!

No próximo domingo á mais!! e se calhar com mais gente !! por falar nisso ainda se aceitam inscrições....

Só mais uma coisita - a partida definitiva atrasou um dia estando marcada para Ponte de Lima no domingo dia 18 de Março.

2ª etapa e um pouco mais







Pai e Miguel Ângelo a na e a ver a belissíma ponte romana do Rio Ave

Pai e Miguel Ângelo no descanso para lanche em Vilarinho




Sábado a tarde iniciamos a nossa 2ª etapa do Caminho Português de Santiago precisamente no local onde na 3ª feira de Carnaval finalizamos a 1ª caminhada - Vilar do Pinheiro.

Já com a companhia do 3º caminhante - o pai Luso - saímos pelas 15h30 e paramos logo para um cafézinho, passamos Mosteiró, Vilar, Gião, Vairão até finalmente chegar a Vilarinho, local onde oficialmente termina a 1ª etapa do caminho.

Depois de um pequeno lanche e de apreciarmos o belo largo da vila seguimos pela nacional 306 em busca da bela ponte sobre o rio Ave.

Fomos dividindo a mochila entre a mim e o Miguel Ângelo para que o corpo se adapte também ao peso a carregar nas nossas duras etapas, o treino tem sido o mais duro e real possível para que quando chegue a hora da verdadeira partida estejamos preparados e cientes das dificuldades.

Depois de uma boa sessão fotográfica na ponte do rio Ave tivemos a grande subida do dia, cerca de 300m bem ingremes que os deixaram estourados e ansiosos para voltar a 306.

De apreciar foram tambem algumas belas casas observadas no caminho, o meu pai deliciava-se a observar sobre os muros as diversas habitações e pequenas quintas.

Saíndo mais tarde da 306 andamos por um belíssimo troço do caminho rodeado de antigos muros altos o que nos fez sentir caminhantes de outros tempos, começava a chover, era quase noite e decidimos parar por ali - pouco passava das 18h00 e estavamos numa aldeia chamada Casal de Pedro.

O Sérgio ficou perdido com as péssimas indicações que nós lhe demos para nos ir buscar o que fez com que nós já tivessemos selecionado um local onde lhe podemos melhorar a disposição com uns excelentes finos e umas saborosas azeitonas.

Final de etapa e cerca de 28 Km de caminho já percorridos em 2 dias de caminho/treino.

Amanhã há mais! Muito mais!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

1ª Etapa quase cumprida




Uma seta indicadora do Caminho de Santiago em pleana Circunvalação


Uma seta indicadora do Caminho de Santiago na Rua Mouzinho da Silveira



O Miguel Angelo ao lado da primeira seta em frente a Sé do Porto

A primeira etapa já está quase toda cumprida.
Na passada 3ª feira de carnaval eu e o Miguel Angelo partimos da Sé do Porto com trajecto defenido pelo próprio caminho mas sem paragem definida, a duração daquela que é defenida por 1ª etapa é de 25 Km (Porto-Vilarinho) e nós cumprimos cerca de 20Km - até Vilar do Pinheiro pelo caminho mais logo, seguindo depois do Araújo até a antiga ponte do rio Leça e daí para a Zona Industrial da Maia para por fim entrar no mundo rural até dizermos que ja chegava de andar na zona de Vilar do Pinheiro.
Faltariam uns 6/7 Km para terminarmos a etapa, mas a realidade é que ja estavamos bastante cansados....e por ali ficamos com a promessa de que no proximo sábado faremos o curto trecho em falta até Vilarinho.

O corpo aguentou-se bem durante a caminhada, tendo resistido a intempérie (forte chuvada na zona de Cedofeita), e á mochila que eu e o Miguel Angelo fomos trocando pelo caminho, no entanto o resto do dia e o dia seguinte não foram fáceis.... no meu caso o cansaço generalizado e o arreliador joelho direito e no caso do Miguel Angelo os pés, já com uma bolha e bastante doridos.

Saímos da Sé pelas 11H00 tendo chegado a Vilar do Pinheiro ás 15H00 onde o Sérgio já enebriado por este espirito peregrino nos foi buscar. Boa média de 5 Km por hora - seria agradável manter este ritmo no caminho!! até porque fizemos duas paragens para comer, uma em Cedofeita fugindo da chuva e a outra, mais prolongada, no Araújo.

No caminho já feito destaque para a sempre presente sinalização, as setas amarelas são mais do que suficientes para nos guiarem e estão onde têm que estar, muitas vezes em locais onde passamos todos os dias sem as notarmos....a quem dedicou o seu tempo a pintar as setas os parabéns pelo excelente trabalho e um grande muito obrigado, de resto e tirando o centro antigo do Porto o caminho não tem grande interesse - deve ser mesmo a etapa mais seca...


Sábado o programa ja está delineado para fazermos os Km em falta desta 1ª etapa
e no domingo partiremos com destino a S.Pedro de Rates terra de acentuada beleza e local do 1ª albergue do caminho onde não iremos dormir mas iremos com toda a certeza carimbar as nossas credenciais de peregrino chegadas hoje pelo correio.

Para além dos dois caminhantes ja citados ( eu e o Miguel Angelo) há uma quase confimação e mais um pretendente que ainda tem que ter autorização médica para ir.
Assim que houver confimações oficiais comunico!

Buen Camino e até ao proximos post!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O meu caminho começa amanhã

Amanhã começo com o meu amigo Miguel Angelo o caminho a pé para Santiago de Compostela, nesta 1ª fase faremos apenas as etapas a partir do Porto como treino, e assim chegaremos a Ponte de Lima de onde, aí sim, seguiremos continuamente até Santiago de Compostela.
Irei "postando" texto e fotos sempre que acabar as etapas de treino e depois no arduo caminho sempre que encontrar uma ligaçao e internet.

Há a possibilidade de haver mais 2 caminhantes nesta aventura, caso se confirmem apresentarei os mesmos mais tarde.

Buen Camino !!!