




Eu e o Miguel já em Barcelos
Finalmente Barcelos!
Seta indicadora do caminho no Albergue de Rates
Pai e Miguel na Igreja de S.Pedro de Rates
Pai e Miguel na ponte do rio Este
As mulheres dos mais novos mostraram-se grandes apoiantes desta nossa missão e levaram-nos a Casal de Pedro onde iniciamos a, até agora mais dura etapa - destino a Bagoeira em Barcelos onde tinhamos prometido uma bela rojoada ao Sérgio em agradecimento pelas suas benditas boleias.
Partindo do local onde tinhamos parado e bebido uns finos no dia anterior saímos pelas 11h00 (atrasados) com grande vontade de chegar a S.Pedro de Rates local de grande beleza e do 1º albergue disponivel no caminho Português.
Nesta 1ª fase do caminho e antes de passar a ponte do rio Este começamos a ver sinais daquilo que mais procuramos - caminhos puros onde se possa andar á vontade e a sentir que por ali poucas são as pessoas que passam, caminhos meio em pedra meio em terra, poças lamacentas e muito ar puro.
A ponte do rio Este foi uma desilusão mas Rates estava ja ali, ainda para mais era hora de almoço...
S.Pedro de Rates é um local belo, onde a sua antiquissíma igreja está bem tratada e protegida etudo a volta mostra organização por parte de uma junta que tem nitidamente feito um excelente trabalho na protecção dos seus valores histórico-culturais.
Almoçamos umas belas papas a moda de Braga num restaurante local onde aproveitamos para carimbar pela 1ª vez as nossas credênciais, que nos vao dar a desejada compostela a chegada a Santiago, o pároco local não estava pelo que não ficamos com o carimbo da paróquia, nem sequer ficamos com o do bonito alberque que se encontrava logicamente fechado...dado o adiantado da hora não perdemos tempo a tentar contactar com o responsável do alberque e seguimos caminho.
Uns km depois de Rates apanhamos uma parte do caminho onde as botas se enterravam em lama até ao tornozelo - bem ditas botas impermeáveis! - esta fase do caminho apesar de divertida mostrou-se bastante lenta e cansativa o que se notou horas mais tarde.
A meio do caminho entre Rates e nosso destino encontramos Pedra Furada que tem no restaurante com o mesmo nome um fiel entusiasta do caminho que para alem de nos carimbar as credenciais nos brindou com umas estórias sobre outros caminhantes.
Depois de uma pequena paragem para lanche uns 2 km após Pedra Furada seguimos com destino a Barcelinhos num meio já muito pouco atractivo pois eram ja suburbios de Barcelos.
Essa pouca atracção do caminho e o cansaço acomulado de 2 dias de longas caminhadas quase nos fez desesperar pelo visionamento de Barcelos mas com muita paciência e vontade là chegamos pelas 18h00 onde aproveitamos logicamente para fazer uma longa sessão fotográfican na ponte e na própria cidade.
Engraçado andar denro de uma cidade cheia de vida com o corpo suado, as botas completamente enlameadas de cajado na mão e mochila nas costas....
Encontro marcado com o Sérgio na Bagoeira, o merecido descanso acompanhado por uma bela rojoada e um excelente bacalhau assado e, claro está mais um carimbo.
O pior foi o dia seguinte, não só pela volta á labuta mas principalmente pelas dores e lesões acomuladas próprias de quem fez cerca de 34 km em um dia e meio!!!
No próximo domingo á mais!! e se calhar com mais gente !! por falar nisso ainda se aceitam inscrições....
Só mais uma coisita - a partida definitiva atrasou um dia estando marcada para Ponte de Lima no domingo dia 18 de Março.





