quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

1ª Etapa quase cumprida




Uma seta indicadora do Caminho de Santiago em pleana Circunvalação


Uma seta indicadora do Caminho de Santiago na Rua Mouzinho da Silveira



O Miguel Angelo ao lado da primeira seta em frente a Sé do Porto

A primeira etapa já está quase toda cumprida.
Na passada 3ª feira de carnaval eu e o Miguel Angelo partimos da Sé do Porto com trajecto defenido pelo próprio caminho mas sem paragem definida, a duração daquela que é defenida por 1ª etapa é de 25 Km (Porto-Vilarinho) e nós cumprimos cerca de 20Km - até Vilar do Pinheiro pelo caminho mais logo, seguindo depois do Araújo até a antiga ponte do rio Leça e daí para a Zona Industrial da Maia para por fim entrar no mundo rural até dizermos que ja chegava de andar na zona de Vilar do Pinheiro.
Faltariam uns 6/7 Km para terminarmos a etapa, mas a realidade é que ja estavamos bastante cansados....e por ali ficamos com a promessa de que no proximo sábado faremos o curto trecho em falta até Vilarinho.

O corpo aguentou-se bem durante a caminhada, tendo resistido a intempérie (forte chuvada na zona de Cedofeita), e á mochila que eu e o Miguel Angelo fomos trocando pelo caminho, no entanto o resto do dia e o dia seguinte não foram fáceis.... no meu caso o cansaço generalizado e o arreliador joelho direito e no caso do Miguel Angelo os pés, já com uma bolha e bastante doridos.

Saímos da Sé pelas 11H00 tendo chegado a Vilar do Pinheiro ás 15H00 onde o Sérgio já enebriado por este espirito peregrino nos foi buscar. Boa média de 5 Km por hora - seria agradável manter este ritmo no caminho!! até porque fizemos duas paragens para comer, uma em Cedofeita fugindo da chuva e a outra, mais prolongada, no Araújo.

No caminho já feito destaque para a sempre presente sinalização, as setas amarelas são mais do que suficientes para nos guiarem e estão onde têm que estar, muitas vezes em locais onde passamos todos os dias sem as notarmos....a quem dedicou o seu tempo a pintar as setas os parabéns pelo excelente trabalho e um grande muito obrigado, de resto e tirando o centro antigo do Porto o caminho não tem grande interesse - deve ser mesmo a etapa mais seca...


Sábado o programa ja está delineado para fazermos os Km em falta desta 1ª etapa
e no domingo partiremos com destino a S.Pedro de Rates terra de acentuada beleza e local do 1ª albergue do caminho onde não iremos dormir mas iremos com toda a certeza carimbar as nossas credenciais de peregrino chegadas hoje pelo correio.

Para além dos dois caminhantes ja citados ( eu e o Miguel Angelo) há uma quase confimação e mais um pretendente que ainda tem que ter autorização médica para ir.
Assim que houver confimações oficiais comunico!

Buen Camino e até ao proximos post!

Sem comentários: